O Boto cor de rosa no RS

Um fenômeno incrível ocorre no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. É uma parceria entre homens e botos na hora da pesca, algo que acontece em poucos lugares do mundo 
É na Barra de Tramandaí, na divisa com Imbé que, ainda antes do amanhecer, os primeiros pescadores começam a se reunir. Em seguida, eles ganham companhia dos Botos que mostram onde estâo os peixes.Mas os botos que aparecem nas águas não estão se exibindo. Eles estão ali para comer e também para ajudar os pescadores. 
Existem maus pescadores que matam esse animal tâo  mancinhos para pescar outros animais para  terem mais dinheiro acabam colaborando com a extinção do Boto cor de rosa.
Imagens do boto cor de rosa;
Resultado de imagem para boto rs   Resultado de imagem para boto rs   Resultado de imagem para boto rs   Resultado de imagem para boto rs
Alunas:
Yasmin Duarte, Jennifer Rodrigues,Luiza Leal

Turma; 5 ano A

Maldade humana

                                                        


Hoje fiquei sabendo
que um mamífero 
das nossas águas que
sofre muito por
confiar nos seres humanos,
o boto ...
tão lindo  e gentil,
adora chegar pertinho
na beira do rio,
para olhar os humanos , pois
como os cães...ele confia .
E de repente um tampão é
colocado em seu buraquinho para respiração 
e ele morre lenta
e dolorosamente por causa
da maldade humana ...

Autoras : Ana Paula Souza de Oliveira  e

Isabela da Silva Mota .

Mensagem especial


Qual a quantidade de água que uma pessoa consome diariamente, em média, em todo o mundo? Algumas estimativas apontam meros dez litros como resposta. Mas esse número é muito pequeno e não corresponde a realidade. No limite da sobrevivência, o ser humano consome em média dois litros de água por dia, apenas para matar a sede. Some-se a isso o fato de que quase todas as nossas atividades diárias envolvem o uso desse recurso hídrico. Há estudos revelando que populações carentes, moradoras em locais sem água encanada, consomem cerca de 30 litros todos os dias. Já aqueles que moram em apartamento ou casa com máquinas de lavar roupa e louça chegam a gastar 500 litros. As desigualdades no acesso à água trazem à tona revelações alarmantes: enquanto no Brasil há quem use dois mil litros de água a cada 24 horas, lavando carro ou calçada, entre outras atividades, em comunidades africanas a média é de 12 litros de consumo – utilizados apenas para sobreviver. Esse desequilíbrio, que se traduz em uma só palavra: Desperdício.
Fala-se muito pouco da necessidade da preservação da água. Os mais purista, simplistas, podem refugiar-se na elementar ideia de que tudo o que sobe desce: água evapora, vira chuva e volta para nós. Já não podemos pensar assim. Devemos levar em conta a interferência de outros fatores drásticos, como o aquecimento global. Ele estabeleceu um desequilíbrio tal que a água passou a evaporar cada vez mais e voltar cada vez menos. Porém o problema todo não se resume a isso. O grande descaso em relação à preservação da água se deu por negligenciá-la em função da conservação das espécies, do verde, do excesso de emissão de poluentes. Pois bem, chegou à hora da água. Em março de 2007, um alerta da ONU nos deixou com um nó na garganta e a boca seca: em 20 anos, caso o intenso desperdício continue, faltará totalmente água para 60% do mundo. O Brasil estará nesse deserto.

Ajude o mundo a ser um lugar melhor

Cartaz confeccionado pela entrevistada

Neste mês de agosto nos deparamos com vários cartazes fixados nas paredes da escola com mensagens ecológicas e de amor ao próximo. Não havia o nome do autor, nem identificação da turma, foi então que buscamos saber quem teve a ideia. Trata-se da colega Maria Luisa Garibalde aluna da professora Solange.
A direita  Maria Luisa a esquerda Luíza Flanco
Maria  Luisa foi inspirada   por causa de um caderno que ela ganhou, nele havia na capa o desenho com a frase "Atitudes simples transformam o mundo num lugar melhor" dai ela pensou em criar vários cartazes para espalhar pela a escola, pediu autorização da diretora e da professora e criou  também alguns folhetos espalhando que o mundo é um bom lugar , que temos que cuidar dele e ter boas atitudes.  
Perguntamos a ela como ajudar ? Respondeu fazendo o bem,  doando  sangue, não jogando lixo na rua ,colocando o lixo orgânico no seu lugar, separado do lixo seco e  se você achar um animal na rua chame o controle de animais, porque certamente ele esta passando fome , sede e  frio . Temos uma novidade Maria Luisa é a mais nova integrante  desse grupo,  uma colega para nos ajudar a espalhar ideias sobre  como fazer este mundo melhor.

PARA SE VIVER EM PAZ AJUDE O MUNDO A SER UM LUGAR MELHOR
Autoras: Jennifer Rodrigues Machado e Luiza Leal Franco.