Não basta plantar é preciso cuidar.

 Não adianta plantar mudas e achar que já é o suficiente para garantir  benefícios  ao meio ambiente. 
Como todo ser vivo, elas também requerem atenção para crescer de forma saudável. 

Por este motivo estamos atentos as nossas mudinhas  colocando água e vendo se estão crescendo bem.

A Poluição


A poluição que "cultivamos" destrói .Destrói cidades, casas, pessoas , animais, o ar , a água... enfim ela não constrói nada. É preciso ajudar a limpar o meio ambiente .
Podemos transformar transformar o mundo em um lugar melhor para se viver cuidando do nosso lixo , das matas , evitando o desperdício, reciclando, plantando árvores e ideias de um planeta melhor.
Cada pessoa tem que ajudar ,seja através de uma ação positiva evitando destruir a natureza reutilizando materiais.
Atitudes positivas para acabar com a poluição que nós mesmos fabricamos é possível sim , seja você um transformador também. Basta querer, basta uma atitude, não esperar que outros façam alguma coisa.
Espero que você que esteja lendo agora este artigo pare para pensar que precisamos construir um mundo melhor para se viver!

Alunas: Ana Laura do Canto Hauenstein Giovana Vieira Alves Julia Kiszewski Barbosa

Os filhotes de Quero-quero


Os filhotes de Quero- quero finalmente saíram do ovinho, são bem pequenos e já andam pelo campo, parecem tão indefesos.
Resolvemos fazer um cartaz de alerta para que ninguém possa machucá-los sem querer, pois eles nasceram onde os professores estacionam os carros .
Pedimos atenção para todas as pessoas e os motoristas de caminhão para que os filhotinhos pois eles vão demorar 60 dias para poderem sair do convívio dos pais e voarem para outro lugar.
Para que eles não fiquem, totalmente desprotegidos, vamos continuar colocando os cones de Identificação do local onde , aproximadamente, eles estão.

Vaso de plantas antidengue



Nossa turma do quinto ano B, transformou garrafas PET em vasos antidengue,ecologicamente corretos. 
Para fazê-lo, foram necessários garrafas PET de dois litros, muda de plantas , terra e um barbante grosso. Pegamos a parte debaixo, fizemos um corte e usamos uma metade com terra acrescentando um barbante grosso no meio, que vai até o fundo da outra metade da garrafa. 
Como a água não fica exposta o mosquito não tem como depositar seus ovos, evitando assim sua multiplicação , pois o barbante é que irá molhar a planta .
A ideia para criação dos vasos foi da professora Michelle  Rocha que  disse:


    ''...essa  experiencia é de outra  escola, onde estavam abordando o tema sobre germinações. Mas essa técnica me chamou a atenção também pelo

   transporte da água pois pelo barbante me chamou  evita o desperdício da água também".  
A estagiária Rejane constatou :  "...a atividade é muito interessante  também pelo uso materiais recicláveis." 
                                      
Autoras:Leandra S. Costa, Natally F. Moreira e Mariane L. dos Santos




Lixo doméstico x Quero Quero


A importância de darmos o destino correto ao lixo e o processo de reciclagem para diminuir o lixo que produzimos. 

É triste ver nossos animais comendo sacos de lixo, muitas vezes morrem por causa disso.

As imagens foram feitas   pela professora Tânia que viu a ave Quero Quero  picando uma sacola plástica na frente da escola e isso é culpa minha, é culpa de meu colega, é culpa nossa... todos somos responsáveis pelo lixo espalhado pelo bairro. 

A falta de consciência do ser humano  à má educação em jogar o lixo por aí e também o consumo e a falta de reciclagem.

Muitos animais morrem ao comerem objetos que ficam presos dentro do intestino deles.


"Pequenas atitudes em prol do meio ambiente podem fazer toda a diferença! É preciso ser responsável".



Veja o artigo a seguir que apresenta a morte de filhotes que foram alimentados por seus pais que confundiram o lixo com comida.

https://catracalivre.com.br/geral/sustentavel/indicacao/documentario-mostra-aves-que-morrem-por-comer-lixo-do-mar/

Uma família de Quero Quero no campinho da escola! E agora?

Isolando a área da "maternidade"
Um exemplo de carinho pelos animais e respeito pela natureza vem sendo dado por alunos e professores da nossa escola. Durante o período do inverno, os alunos percebem a presença de um casal de Quero Quero, no pátio, seja na pracinha ou no campinho. 
A casa escolhida pelos animaizinhos é bem diferente: o pátio de uma escola onde estudam 1040 alunos, geralmente eles escolhem campos abertos e sem movimentação . O espaço, escolhido pelos animais é cuidadosamente isolado. 
Novamente este ano a “maternidade” esta acontecendo no campinho,  colocamo sinalizadores com  cones laranjas, para evitar que o bichinhos ou os colegas se machuquem.Embora a curiosidade de ver o ninho mais de perto e, claro, o nascimento das novas aves, alunos e educadores respeitam o isolamento. Os jogos e brincadeiras agora ocorrem a certa distância. “Não queremos machucar os pássaros e nem deixar eles assustados. Jogamos bola lá no outro lado”, conta um aluno do turno da tarde, sem desviar o olhar dos Quero Quero.

O Quero Quero é conhecido como uma ave briguenta, que não hesita em atacar quem invade seus domínios. Mas aqui , os bichinhos e os alunos estabeleceram uma relação de respeito, onde um, não entra no território do outro.
Saiba mais sobre este animal símbolo do Estado do Rio Grande do Sul em outros artigos aqui do blog.

Grupo de pesquisa trabalhando



Vamos deixar nossa escola mais verde!

Com a ajuda dos colegas da turma da Juventude Cidadã , o GPARJ plantou, no dia 26 suas primeiras árvores frutíferas na escola. Queremos fazer o  cultivo de um pequeno pomar , pois aprendemos o quanto é importante cuidar da natureza e ver tudo de bom que ela nos dá. Por este motivo convidamos a todos a participarem desta ideia.